segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A FÉ E A CORAGEM





Se observarmos atentamente o perfil de todos os homens que foram usados por Deus no passado e os fatos que aconteceram por causa deles, não apenas vamos encontrar uma expressão de fé, mas uma coragem de colocar em prática a obediência á Deus.Sim, porque a fé, se não for aliada a coragem, tornar-se-a ineficaz, improdutiva e morta, como afirma o apóstolo Tiago, na sua epístola: " Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras?Pode, acaso semelhante fé  salvá-lo?(Tg2:14).O que significa " não tiver obras", se não uma atitude de coragem de se assumir uma ação em função daquilo que se acredita!A fé sem obras quer dizer fé sem ação e sem coragem.
Podemos observar o retrato falado das condições da terra em que o povo de Israel recebeu como promessa de Deus.Havia realmente leite e mel naquela terra, porém, humanamente falando, era quase impossível para os israelitas  a possuírem devido ás condições que ela se achava: fartamente habitada por homens poderosos.Este quadro apavorou dez dos doze espiões que lá foram; tanto que eles chegaram a desestimular todo o povo israelita no prosseguimento á sua jornada em direção á Terra Prometida. E é exatamente assim que os covardes agem: além de desistirem, ainda procuram levar o mesmo espírito de covardia para os demais, conforme continua a narrativa:"Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse:Eia! subamos e possuamos a terra, porque certamente prevaleceremos contra ela.
A coragem é imprescindível para a concretização da manifestação do poder de Deus na vida dos cristãos.E nós mesmos temos tido este tipo de Experiência dentro do trabalho da Igreja Universal: aquelas pessoas que mais demonstram coragem nas suas atitudes de fé são também mais abençoadas em suas vidas privadas.
No mundo em que vivemos, sob adversidades constantes de perseguições e injustiças, se a nossa fé não for agressiva na sua maneira de ser, se não for acompanhada de atitudes de coragem, se não tiver um caráter intérpido , jamais poderá sobreviver.
A coragem é de tamanha importância que o próprio Deus , quando chamou Josué para guiar o Seu povo  á Terra Prometida, em lugar de Moisés, por três vezes consecutivas Ele o encorajou dizendo: " Se forte e corajoso!"Todavia na segunda vez , o Senhor lhe disse:"Tão somente sê forte e mui corajoso!(Js1:6,7).Podemos sentir, no próprio espírito que desta qualidade de caráter depende até ea nossa própria salvação eterna.
é como se a fé representasse Deus e a Coragem representasse o homem:"Vai..." e o homem, obedecendo a Deus, começa a andar na direção que Ele determinar.È mais ou menos como se a fé fosse o espírito da coragem; a fé pode não fazer a parte da coragem, nem a coragem pode fazer a parte da fé.A fé  afirma para a coragem: vai que eu lhe dou força: então a coragem , imbuída da força que vem da fé, inicia a sua c caminhada.É como o Senhor Jesus dizendo para o paralítico:" levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa".Ou então, a fé mandando a coragem se levantar, tomar o seu leito e ir pra casa... E tudo o que a coragem tem que fazer é obedecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário