CURIOSIDADES BÍBLICAS


CONHECENDO A BÍBLIA

A BÍBLIA SAGRADA É UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIVINAMENTE INSPIRADOS, ESCRITOS POR HOMENS DIVINAMENTE INSPIRADOS, ESCRITOS POR HOMENS DE DIVERSAS CATEGORIAS DAS MAIS VARIADAS.LEGISLADORES, ESTADISTAS, REIS, SACERDOTES, AGRICULTORES, OPERÁRIOS,PESCADORES, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS,MÉDICOS E HISTORIADORES, EM DISTINTOS LUGARES, COMO NAS PRISÕES,NO DEGREDO, NO DESERTO E NOS PALÁCIOS, NO PERÍODO DE 1600ANOS.
O APÓSTOLO PEDRO AFIRMA QUE OS AUTORES DA BÍBLIA ,ERAM HOMENS SANTOS DE DEUS,INSPIRADOS PELO ESPIRITO SANTO(2 PEDRO 1.21).
QUANTO ÁS PROFECIAS, ELES PRÓPRIOS INDAGAVAM EM QUE TEMPO OU OCASIÃO ELAS TERIA SEU CUMPRIMENTO.
O MAIS IMPORTANTE É QUE A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS, E SUAS PROMESSAS SÃO INFALÍVEIS E ETERNAS.
O SALMISTA DAVI AFIRMA:" A LEI DO SENHOR É PERFEITA E RESTAURA A ALMA;O TESTEMUNHO DO SENHOR É FIEL E DÁ SABEDORIA AOS SÍMPLICES.
OS PRECEITOS DO SENHOR SÃO RETOS E ALEGRAM O CORAÇÃO;O MANDAMENTO DO SENHOR É PURO E ILUMINA OS OLHOS(SALMOS19.7,8).A BÍBLIA SAGRADA TODA(66 LIVROS) TEVE CERCA 40 ESCRITORES, POR UM PERÍODO  DE 16 SÉCULOS, QUE NÃO SE CONHECERAM.ELES PERTENCIAM A DIVERSAS CLASSES, A CONTINENTES DIFERENTES E, O QUE É MAIS IMPORTANTE, NADA SABIAM SOBRE O QUE JÁ SE HAVIA ESCRITO.A PERFEITA UNIDADE DA BÍBLIA, QUANDO LIDA, INSPIRA O SER HUMANO A GLORIFICAR, QUANDO LIDA, INSPIRA O SER HUMANO A GLORIFICAR A DEUS A PORQUE, EM MEIO AS ALEGRIAS E TRISTEZAS, O PRODUTO FINAL APRESENTA UMA SÓ MENSAGEM E UMA SÓ SALVAÇÃO:O SENHOR JESUS.
HÁ, NO BÍBLIA SAGRADA, 800 MENÇÕES DE DEUS, NOS SEUS VÁRIOS NOMES, E 177 MENÇÕES DO DIABO.A EXPRESSÃO "ASSIM DIZ O SENHOR" E OUTRAS EQUIVALENTES  ENCONTRA-SE, APROXIMADAMENTE, 3880 VEZES NA BÍBLIA.o ANTIGO TESTAMENTO  TERMINA CITANDO A "MALDIÇÃO".
O NOVO TESTAMENTO ACABA  CITANDO "A GRAÇA DO SENHOR JESUS". HÁ 8 MIL VEZES A PALAVRA 'SENHOR'.a VOLTA DE JESUS É CITADA 1.845 VEZES.OS LIVROS DO NOVO TESTAMENTO  NÃO ESTÃO EM ORDEM CRONOLÓGICA.OS ESCRITORES ORIENTAIS NÃO SÃO COMO OS OCIDENTAIS: DETALHISTAS E CRONOLÓGICOS.ESCREVEM COMO SE O ASSUNTO TRATADO FOSSE DO CONHECIMENTO DE TODOS.O LEITOR, QUE TRATE DE ARRUMÁ-LOS!
NOÉ TINHA 500 ANOS QUANDO DEUS ANUNCIOU O DILÚVIO.A HUMANIDADE DEVERIA TER 1556 ANOS+100 ANOS DE PREPARAÇÃO, O QUE SERIA IGUAL A 1625 ANOS.
NA MESMA ÉPOCA, ÁS NÚPCIAS DURAVAM SETE DIAS OU MAIS.A UNIÃO DEFINITIVA DO CASAL  DIA  E A LUA-DE-MEL DURAVA UM ANO.(DEUTERONÔMIO 24.5).



-----------------------------------------------------------------------------------------------

O livro de Isaias é considerado uma mini-biblia haja visto que como a biblia possuem 66 livros o livro de Isaias tem 66 cap, nos primeiros 39 cap falam exclusivamente da lei de juizo e castigo divino e é essencialmente dirigido aos judeus já nos 27 cap finais falam de graça salvação e da volta do messias e também atinge aos gentios assim como a biblia no antigo testamento falam de juizo e no novo fala de graça
----------------------------------------------------------------------------------------------


A primeira citação da redondeza da terra confirmava a ideia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40: 22)

* A Bíblia contém 1.189 capítulos e 31.102 versículos.
* O Salmo 14 e o 53 são iguais.
* O capítulo mais longo é o Salmo 119.
* O capítulo mais curto é o Salmo 117.
* O versículo que se encontra no meio da Bíblia é Salmo 118:8.
* O Pai Nosso, ou a Oração do Senhor, contém 68 palavras e destas apenas cinco são uma petição.
* Ester 8:9 é o maior versículo da Bíblia.
* O versículo mais curto acha-se em Êxodo 20:13.
* A Lei de Deus encontra-se em Êxodo 20 e Deuteronômio 5.
* No livro de Ester não se encontra a palavra Deus.
* O Antigo Testamento termina com uma maldição, ao passo que o Novo termina com uma bênção.
* O último livro da Bíblia a ser escrito foi III S. João.
* A última promessa encontra-se em Apocalipse 22:12.


----------------------------------------------------------------------------------------------
ESTER
O autor do livro é desconhecido.Cronologicamente, embora venha surgir depois do de Neemias, seus eventos anteciparam-se por uns 30 anos.Ao que parece, Ester possibilitou o trabalho de Neemias.No contexto histórico, a interferência dessa mulher judia ocorreu uns 40 anos depois da reedificação do templo( 537-516 a.C) e uns 30anos antes da reconstrução do muro de Jerusalém(445 a.C).Se ela não fosse levantada por Deus, a nação hebraica provavelmente, estaria condenada ao extermínio, segundo o decreto de Hamã(3.12-13)< logo depois do cativeiro babilônico.Alguns autores ainda discutem o caráter canônico do livro, porque o nome  de Deus não aparece em parte alguma dele, enquanto que um rei pagão é mencionado mais de 150 vezes.Não há alusão á oração nem a nenhum tipo de serviço espiritual, com exceção do jejum. Acredita-se que isso ocorreu, porque talvez tenha sido copiado de registros persas.Contudo, o cuidado providencial de Deus por  seu povo nunca foi tão evidente do que nesta narrarrativa.
Assuero,foi o mesmo Xerxes que governou a Pérsia 486-465 a.C, um dos mais ilustres monarcas do mundo antigo.A grande festa descrita no primeiro capítulo do livro, de   acordo com as inscrições persas, foi feita em preparação de sua famosa expedição contra a Grécia.Aparentemente, ele depôs a Rainha Vasti(482 a.C), antes de sair casou com Ester(47a.C), filha d Abiail, depois de voltar da expedição(1:3;2.17).O interessante é que o decreto do rei persa não poderia ser revogado(8:*), assim foi preciso só expedir um novo decreto, autorizando os judeus a resistirem e matar todos quanto os atacassem.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 


 A VISITA DA RAINHA
Quem era a majestosa visitante que tanto se encantou diante do poder de sabedoria de Salomão?
Já , no inicio do seu reino , o sucessor de Davi alcançou fama poucas vezes igualada na história:  era, não apenas sábio, mas também encantador.Comitivas estrangeiras vinham   de longe para verificar a notícias desses visitantes foi a misteriosa rainha de Sabá.
Segundo a história tradicional essa grande mulher, conhecida como rainha Makeda, voltou da sua cidade, em Jerusalém ,com presente em espécie, além deu ma gravidez, o que não destoa da reputação de Salomão diante ds mulheres esrangeiras(1 Reis 11.1).
O primeiro grande rei daquela região do mundo foi MenelikI, filho de de Salomão, fruto da visita oficial da rainha.A tradição relata também que Menelik voltou a Jerusalém as 22 anos para aprender as Escrituras e levar a fé ao seu reino emergente (Para saber mais sobre a rainha de Sabá, leia 1reis10



 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 A ideia do vidro fumê ou insu -film, que permitam que de um lado  enxergue tudo,mas do outro  só se enxergue escuridão , foi elaborada por Deus? confira no livro de êxodo, capítulo14.19-20, quando uma espécie de "nuvem fumê" livrou o povo de Deus do exército egípcio.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A questão salarial e a responsabilidade trabalhista, fazem parte da preocupação humana desde o princípio, fazem parte da preocupação divina para com o homem?
 Saiba mais, lendo o livro de Tiago, 5.4.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 No livro de Levítico, cap18, verso 22, está escrito:"Com homem não e deitarás como se fosse mulher;é abominação"?
portanto Deus ama os homossexuais  condena o homossexualismo


 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 A gula é o consumo exagerado de alimentos ou bebidas, prejudicial a saúde.Nas festas romanas, menciona a bíblia em romanos 13.13, a pratica da gulodice era uma constante, uma vez que o povo era muito festeiro.
 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Os dons artísticos, quando bem empregados agradam a Deus?Prova disso, é que Davi além de poeta, músico e cantor foi inventor de diversos instrumentos musicais, até hoje utilizados para louvar o Senhor!Consulte no livro de Amós 6.5
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As mensagens publicadas em outdoor , tão comuns nos dias de hoje,na verdade já haviam sido citadas, com detalhes na Bíblia?
Não acredita?então confira no livro de Habacuque, capítulo 2 e versículo2.

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 O capítulo central da bíblia, é o salmo 118que está localizado entre o menor e o maior capítulos (salmos117 e 119), respectivamente).
O número total de versículos é 1.189 .E o versículo central é Salmo 118.9

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 A frase "não temas" aparece na bíblia 366 vezes?
Uma para cada dia do ano e ainda sobra uma para o ano bissexto!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Você sabia que?
Setecentos homens canhotos atiravam pedras com uma funda e acertavam um fio de cabelo sem errar? Verdade e pode ser comprovado na Bíblia Sagrada, no livro de juízes, capítulo 29, versículo 16.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-


 1. Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo ?
R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.
2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação ?
R: Lamentações, Jonas e Naum.
3. Qual o menor livro da Bíblia ?
R: II João (possui somente 13 versículos).
4. Qual o maior livro da Bíblia ?
R: Salmos (possui 150 capítulos).
5. Qual o menor capítulo da Bíblia ?
R: Salmo 117 (possui 2 versículos).
6. Qual o maior capítulo da Bíblia ?
R: Salmo 119 (possui 176 versículos).
7. Qual o menor versículo da Bíblia ?
R: Jó 3:2 (possui 07 letras).
8. Qual o maior versículo da Bíblia ?
R: Ester 8:9 (possui 415 caracteres).
9. Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente ?
R: 773.693 palavras.
10. Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente ?
R: 3.566.480 letras.
11. Quantos capítulos e quantos versículos a Bíblia possui ?
R: 1.189 capitulos e 31.102 versículos.
12. Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus ?
R: Ester e Cantares de Salomão.